domingo, 4 de novembro de 2012

Resenha: Noite em Claro - Martha Medeiros


Noite em claro - Martha Medeiros
Coleção 64 páginas, L&PM Pocket


Comprei o livro sem conhecer absolutamente nada da autora. Tinha visto esse livro em algum dos vlogs literários que acompanho e fiquei interessada em conhecer algo da Martha Medeiros. Adquiri meu exemplar na pequena “livraria” da minha faculdade, juntamente com a edição de Razão e Sentimento que a L&PM Pocket lançou recentemente. Entrei lá só para adquirir o livro da nossa cara Miss Austen, entretanto, enquanto namorava os demais títulos disponíveis (Balzac, você não me escapa!), a capa de Noite em Claro me chamou atenção. Já o havia quase comprado uma vez, por que não levá-lo? Levei os dois e ainda consegui um desconto que me fez sair sorridente.

Devorei o livro numa sentada! O breve livro narra a história de uma mulher que está sozinha em casa numa noite chuvosa e decide escrever um livro. Ela só parará de escrever quando o último pingo de chuva cair. A premissa, aparentemente simples, nos revela detalhes da vida de uma mulher que a cada linha nos traz mais próximo dela. Aos poucos, passamos a fazer parte da vida dessa mulher, a perceber nossa própria história espelhada em sua narrativa e a ansiar que a chuva nunca pare, porque, do contrário, o relato acabará.

Há trechos que me deixaram assombrada, outros, enternecida. Confesso, um tanto envergonhada, que não esperava que uma narrativa tão breve e aparentemente singela fosse capaz de despertar tantas emoções distintas num intervalo tão curto. Vários trechos me chamaram a atenção, entre eles o que destaco abaixo:

Não me inquieta o fato de não ter sido feliz, me basta ter sido ardente. Sempre estive disposta a dar de comer à minha fêmea, a mulher esfomeada que desde menina salivava dentro da boca, a mocinha de má conduta que ninguém percebia, e tão bem eu fingia recato que só aos que me souberam farejar entreguei minha porção anárquica e insolente que tão bem camuflava. Mereceram. Os de bom nariz.

Enfim, o livro é bom e fiquei com vontade de conhecer mais trabalhos de Martha Medeiros. Vocês conhecem algum? Teriam alguma recomendação a fazer? Sugestões são sempre bem-vindas!

6 comentários:

  1. Adorei seu blog, Cá! =D Parabéens!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Mais uma vez conseguiu me fazer ter vontade de ler outro livro. xD aushaushaushu
    Gosto dessa estratégia de destacar uma parte chamativa do livro, realmente dá vontade de ler mais sobre este. Continue assim, Mila. Desse jeito você ainda vai inspirar muita gente. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Carlos, é essa mesma a minha intenção! x3
      Procurarei fazer isso mesmo: destacar trechos do livro para instigar os meus caros visitantes. Espero lembrar de fazer isso em todas as resenhas ^^
      Obrigada pela visita e pelo carinho ;D
      Mil beijos!

      Excluir
  3. Boa noite meu bem. Gostei deste post, muito interessante. É inconfundível ver que foi você que escreveu. muito bom. Sucesso leoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gi!
      Curioso saber que meu jeito de ser está tão presente no meu estilo de escrita.
      Sucesso com o seu blog também!
      Beijinhos!

      Excluir