domingo, 4 de novembro de 2012

Sobre o Blog

Há algumas coisas que gostaria de esclarecer antes de começar, efetivamente, a usar o blog. Perguntas que sei que vão surgir, principalmente vindas daqueles que já me conhecem. Por isso, já adianto as respostas.



Por que "A Imitação da Rosa"?

Como alguns já devem ter imaginado, o nome foi explicitamente tirado de um conto da Clarice Lispector. A inspiração para o nome, entretanto, veio de outro conto dela - que alguns dizem se tratar de uma crônica - chamado "Cem anos de perdão". Também serviu de inspiração o seguinte trecho de "Romeu e Julieta": 

"Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume."

A arbitrariedade do signo linguístico fica clara na fala de Julieta. O signo "rosa" é mera representação da flor. A palavra em si só possui tal carga semântica porque em algum momento concordou-se que aquela flor possuiria tal nome. Ela poderia ter qualquer outro e permaneceria a mesma. Foi por essa e outras "viagens" que decidi dar o nome de "A Imitação da Rosa" para meu blog.



Sobre o que será esse blog?

Este será um blog voltado para a área literária. Falarei sobre o que mais gosto aqui: livros. A ideia é trazer resenhas de livros, dicas de conservação, limpeza e organização de acervos bibliográficos, divulgar promoções, cursos, palestras, além de blogs e vlogs que tratam desse tema. 

Aceito sugestões/dicas para postagens.



Qual será a periodicidade das postagens?

Confesso que eu não sei. Quero tentar atualizá-lo constantemente,  ao menos uma vez por semana, entretanto, prefiro não fazer promessas.



Será o fim do "Never Ending Story"?

Não! Pretendo mantê-lo na medida do possível. O "Never Ending Story" surgiu como um blog/diário/depósito de escritos quase poéticos. É isso que ele é, é isso que ele continuará a ser. Quando quiser "poetizar", escreverei lá. Quando quiser tratar de assuntos relacionados a literatura e ao universo dos livros, é pra cá que virei.



Por hora é isso. Perguntas e sugestões são sempre bem-vindas.

Um comentário:

  1. É isso ai. Agora vai. :)
    Em homenagem ao Blog. Beijos minha flôr.

    ResponderExcluir