sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

TAG: Os três 5 de 2012




No meu primeiro post de 2013 responderei a tag criada pela Juliana Gervason, do blog O batom de Clarice. Ao ver o vídeo que ela fez e a resposta da Luara França, fiquei com vontade de responder também. Como ainda não me sinto confortável – nem tenho o equipamento, nem a habilidade – para fazer vídeos, responderei em texto mesmo. Já adianto que os livros não estão arrumados em ordem de importância, apenas selecionei cinco de cada e os coloquei na ordem que ficaram na pilha. Espero que gostem e, caso sintam vontade de responder, por favor, lembrem-se de dar os devidos créditos à Ju, ok?


As 5 compras mais estranhas

Está claro para mim que 2012 foi o ano em que mais comprei livros, logo, não foi tão difícil determinar quais foram as cinco compras mais estranhas. Difícil foi se restringir a apenas cinco idem para o próximo item:


Por que os homens amam as mulheres poderosas? – Sherry Argov

Compra recente, realizada em dezembro enquanto buscava no Sebo do Messias alguns livros que iria dar de presente. É sem dúvidas uma das compras mais estranhas do ano passado, pois não sou fã de autoajuda. Comprei porque achei o título tão engraçado que precisava lê-lo – e o preço estava bem baixo também. Após a aquisição não o abri mais do que uma vez, dei algumas risadas e agora ele figura entre meus demais livros. Talvez devesse tê-lo deixado no sebo, mas quem sabe ele não servirá quando eu estiver de baixo astral?


Eu fui Amelia Earhart – Jane Mendelsohn

Livro comprado naquelas cabines do Pague o Quanto Acha Que Vale, no metrô Barra Funda, no meio do caminho da faculdade para o trabalho. Vi o livro lá, gostei da capa, fiquei empolgada por falar da Amelia Earhart – só sabia quem era ela porque vi Uma Noite no Museu 2 (e a vergonha em admitir isso?) – e comprei. Paguei baratinho e nem abri o livro. Desanimei após ver uma porrada de críticas negativas, inclusive no Skoob. Mas a capa é muito linda!


Requiem para o navegador solitário – Luís Cardoso

Esse livro só figura entre minhas compras estranhas porque ele foi comprado por engano. Quando o vi, pensei que estava escrito “Lúcio”, não “Luís”. Como nada sabia do Lúcio Cardoso, imaginei que havia encontrado algum livro dele por uma pechincha e só descobri que não era uma semana depois. Não faz mal, pois descobri que o Luís Cardoso é um escritor timorense, logo, ampliarei mais meu repertório de Literatura Lusófona. Fora que é da Editora Língua Geral, então o livro é lindíssimo – e assim meus leitores começarão a achar que sou fútil e compro livros por causa da capa.


O Livro de Ouro da Música – Otto Maria Carpeaux

Adquiri esse livro porque ia presentear alguém especial com ele. Como queria saber um pouco mais sobre música – sou uma completa leiga; não tenho voz pra cantar e ainda não desenvolvi coordenação motora pra tocar nem campainha – acabei unindo o útil ao agradável e comprei um exemplar pra mim também. Espero algum dia me animar pra lê-lo...


101 lugares para fazer sexo antes de morrer – Marsha Normandy e Joseph St.James

Vi esse livro exposto numa livraria em 2011 e o achei muito, muito curioso. Folheei-o por lá mesmo e gargalhei com a seleção de lugares – sério que existem pessoas que fantasiam em transar em uma montanha-russa ou em um zoológico? Segundo os autores do livro, sim! Encontrei-o no site do Sebo do Messias e não resisti à oportunidade de tê-lo pra mim. Agora, e a coragem pra testar os lugares do livro? Melhor, e a coragem de escrever no livro?
(Ainda crio um post sobre minhas manias literárias, aguardem!)



As 5 melhores compras

Restringir minhas aquisições de 2012 a apenas cinco melhores foi uma tarefa hercúlea. Não duvido nada que, se eu fizesse a lista alguns dias mais tarde, mudaria alguns títulos. Fiz excelentes compras ano passado! Até mesmo as compras estranhas não as considero ruins. Bom, chega de blábláblá e vamos à lista:


Nova Antologia do Conto Russo (1792-1998) – Bruno Barretto Gomide (org.)

Compra linda feita na Estante Virtual, por apenas R$40,00 (mais o frete, que não lembro quanto deu). Novinho, com cara de que nunca foi aberto e aquele cheiro de papel fresquinho. Sem dúvida uma das melhores compras de 2012! Já estava namorando esse livro há algum tempo, principalmente após a Bienal do Livro – por sinal, que descontos mixurucas rolaram lá na Bienal, né? Eu, pechincheira que sou, não curti.


Os cem melhores poemas do século – Italo Moriconi (seleção)

Encontrei esse livro e as Cem melhores crônicas brasileiras por um preço maravilhoso, novamente no Sebo do Messias. Apesar de o estado de conservação não estar excelente, considero essa uma das minhas melhores compras porque o livro veio repleto de anotações da dona anterior! Pelo que parece ela era professora, logo, há diversas observações e até exercícios para as classes que ela lecionava. Minha leitura será ainda mais rica, graças a essa querida desconhecida. Cuidarei de seu antigo livro com todo carinho do mundo!


Livro das Mil e Uma Noites (vols 1-3) – Mamede Mustafa Jarouche (tradução)

Sim, aqui eu meio que “roubei”, pois são três livros, não um, entretanto, os considero como uma obra só. Essa é uma das compras que mais me orgulho, principalmente porque eu aproveitei um dia aleatório que a Livraria Cultura fez diversos livros com 50% de desconto e comprei logo os três de uma vez. Simplesmente lindos! Preciso criar vergonha na cara e lê-los logo. Vi recentemente que o volume 4 – e último – já está à venda. Se algum de meus leitores quiser me presentear com ele, ficarei eternamente grata e nas nuvens.


Anna Kariênina – Liev Tolstói

Nem preciso dizer que quase tive um troço quando descobri o Cosac Day, né? Dentre as maravilhosas aquisições feitas nesse dia mágico em que os livros da CosacNaify são vendidos com 50% de desconto, a que mais me orgulho é essa obra-prima do Tolstói. Vivo aquele momento que Clarice Lispector definiu tão bem no conto Felicidade Clandestina sempre que descubro meu exemplar de Anna Kariênina nas prateleiras do meu arremedo de estante. A Cosac poderia fazer mais dias com desconto de 50% em seu acervo, não?


O Livro da Filosofia – Vários Colaboradores

Considero esse livro uma das minhas cinco melhores compras porque, confesso, não sei quase nada de filosofia. Não tive aulas na minha época de Ensino Médio e gostaria de saber mais. Imagino que diversas pessoas formadas – ou formandas – em Filosofia hão de condenar minha escolha, mas a acho excelente. Outra compra efetuada pela metade do preço no site da Livraria Cultura, que me auxiliará muito ainda.



As 5 melhores leituras

Ok, não sou uma pessoa muito decidida. Demorei um tempo para eleger as cinco melhores leituras de 2012, pois precisei pensar em quais critérios utilizaria para a escolha dos títulos. O critério que julguei mais importante foi se o livro ficou muito tempo comigo após a leitura, ou seja, se ele me envolveu ao ponto de não ter acabado quando conclui a leitura. Espero que gostem da seleção:


A Revolução dos Bichos e 1984 – George Orwell

Acho que “roubei” aqui também, não é? Não conseguia me decidir entre os dois, logo, decidi colocá-los juntos. 1984 foi o primeiro livro com a temática de distopia e de crítica à sociedade que li. Levei pouco tempo para ler, pois fui sugada para dentro da história de tal forma que não sabia se me angustiava mais em ler ou em não ler. É um livro perturbador. Recomendo mil vezes. Já A Revolução dos Bichos foi o último livro que li em 2012 com essa temática, então, já estava mais preparada para o que encontraria. Genial! Esse livro é genial! Gostei mais dele do que de 1984, pois ele é preciso e arrepiante. Leiam, isso é tudo que tenho a dizer para vocês.


Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Comecei a leitura meio receosa, pois me lembro de ter lido em algum lugar que muitas coisas nesse livro se tornaram realidade, embora de maneira diferente da imaginada pelo autor. Sim, percebi muitos valores da nossa sociedade do início do século XXI impressos nesse livro, escrito na primeira metade do século XX. Ele conseguiu me perturbar mais do que 1984, embora em ambos haja pontos que eu não consegui engolir – seja porque não concordo, seja porque achei que os autores deveriam ter maior cuidado com certas partes, seja porque achei entediante e ponto. Passei semanas carregando esse livro dentro de mim! Desconfio que carregarei para sempre. Minha visão de mundo mudou bastante depois da leitura dos três livros aqui citados.


Sou dona da minha alma: O Segredo de Virgínia Woolf – Nadia Fusini

Titubeei algumas vezes antes de acrescentar esse título à minha lista. Por quê? Bom, pretendo fazer uma resenha sobre ele em breve, mas adianto que, em alguns pontos, essa biografia da Virginia Woolf deixou a desejar. Esse foi o motivo que me fez pensar duas vezes antes de colocar o livro aqui. Por que o coloquei? Simples resposta, caro leitor: porque esse livro me fez sentir inúmeras vezes como se eu fosse a própria Virginia Woolf. Passei por momentos de agonia, de tristeza e de pura empatia no decorrer da leitura. Havia momentos em que fechava o livro e olhava para o nada, com a sensação incômoda e esquisita de que, se existem vidas passadas, eu devo ter sido Virginia Woolf. Só Clarice Lispector me havia feito sentir semelhante conexão. Essa sensação de ser uma outsider, de mergulhar profundamente dentro da própria alma e ter receio de descobrir tudo que há ali, o eterno questionamento da existência, tudo isso dialoga demais comigo. Esse livro me fez conhecer um pouco Virginia Woolf e me fez conhecer bem mais a mim mesma. Não haveria como não acrescentá-lo às minhas cinco melhores leituras.


O dia em que te esqueci – Margarida Rebelo Pinto

Pensei em colocá-lo também na lista de melhores compras, pelos motivos explicados na minha resenha sobre o livro. Entretanto, para não repetir títulos – e não tirar o lugar de tantas outras compras incríveis que fiz – me contentei em listá-lo nas minhas melhores leituras. Não repetirei o que está na resenha para não cansar os leitores mais assíduos do blog. Apenas direi que não conhecia a autora, comprei o livro sem grandes pretensões e me surpreendi da melhor forma possível. Foi outro livro que me acompanhou após a leitura e me ajudou a me conhecer melhor.


No Mundo dos Livros – José Mindlin

Como não colocar um livro sobre livros no top 5 de leituras de 2012 se eu li tantos títulos com essa temática? Tudo começou por causa desse livro fininho, escrito pelo maravilhoso bibliófilo José Mindlin. Devoramos o livro com a voracidade de uma boa conversa que nunca parece durar o tempo que dura, pois vinte e quatro horas não são suficientes quando o assunto em pauta é a paixão pelos livros. Descobri o livro por causa de um post sobre José Mindlin no site O Vendedor de Livros e ele foi o primeiro de diversos títulos que eu pretendo adquirir. Afinal, tem coisa mais gostosa do que descobrir relatos de pessoas que têm a mesma paixão que você?

6 comentários:

  1. Muito interessante sua seleção! Ainda estou para ler alguns destes livros que você citou, como bem sabe, e, sinceramente, fiquei ainda com mais vontade de lê-los. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter despertado ainda mais o seu interesse, Carlos! x3
      Espero que minhas publicações no blog instiguem ainda mais o leitor que há em você.
      Mil beijos e, como sempre, muito, muito obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Engraçado pensar que te assisti escrever esse post durante quase um dia inteiro, vendo você 'derrubar', por assim dizer, suas estantes comentando comigo a duvida cruel sobre quais escolher Mi... Porque o texto está muito seguro, apesar de ter escrito sobre suas duvidas!

    Post inspirador coisiquinha!! Parabéns! E parabéns também pra Juliana Gervason pela tag!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspiração. Essa é a palavra-chave para o bom funcionamento do meu blog, coisinha! Quero demais inspirar as pessoas, tanto as que leem quanto as que ainda não descobriram o leitor voraz dentro delas. Fico encantada em saber que aos poucos chego perto do meu desejo.

      Sério que o texto está seguro? Até hoje ainda fico em dúvida se deveria ter trocado um ou dois títulos dessa seleção xD

      Obrigada pelo carinho e good vibes pro seu blog!

      Excluir
  3. A-do-rei a postagem!
    Acho que vou roubar, hihi. Mas com os devidos créditos! x)
    Aah, esse negócio de ser blogueira é bom mesmo!^^

    Beijo, Mi! Adoro seu cantinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessie, sinta-se a vontade para fazer a tag, se assim desejar. Só lembre-se de dar os devidos créditos à Juliana Gervason, pois ela foi a inteligência por trás dessa tag incrível.

      A cada dia curto mais essa vida de blogueira-não-oficial! É uma delícia ver meu cantinho crescer aos poucos com as sementes que planto nele. E é mais delicioso ainda perceber que tem mais gente que adora meu cantinho, como você!

      Beijos inspiradores pra você e pro seu blog x3

      Excluir