domingo, 31 de março de 2013

A Descoberta do Mundo #3


O mês de março já começou com uma tonelada de compras. Adquiri muito mais do que esperava e muito, muito mais do que devia. Não me arrependo, mas preciso restituir meu autocontrole com urgência! Já disse que não resisto a promoções, então aproveitei para incluir em minha estante alguns títulos que já vinha namorando há tempos. Sem contar que esqueci de contabilizar duas leituras realizadas em fevereiro, logo, decidi incluí-las aqui em vez de editar o post que já estava no ar.


Compras:


Sangue de Tinta – Cornelia Funke. Companhia das Letras.
Morte de Tinta – Cornelia Funke. Companhia das Letras.
Segundo e terceiro volume da trilogia Mundo de Tinta. Aproveitei que os preços no site do Ponto Frio estavam pra lá de convidativos e comprei estes e os demais quatro livros abaixo. Agora é torcer para que a continuação seja tão gostosa de ler quanto Coração de Tinta.

Livro das Mil e Uma Noites – Volume 4 – Mamede Mustafa Jarouche (trad.). Editora Globo.
Finalmente completei minha coleção das Mil e Uma Noites! Ok, ainda não li nenhum, o que é absurdo, mas estou contente em ter adquirido os quatro volumes. Só tem uma coisinha que me incomodou nesse exemplar: ele é ligeiramente menor que os demais! Juro que não tenho TOC, mas essa diferença de tamanho causou um incômodo muito grande...


Incomoda vocês também?


Outros Escritos – Clarice Lispector. Rocco.
Sim, fazia um tempo que não adquiria nada para a minha estante da Clarice. O que mais me chamou atenção nesse livro foi a organizadora comentando que Clarice escrevia muitos fragmentos – e que depois os aproveitava em seus textos de maior fôlego. Quem conhece meu outro blog sabe que sou uma exímia escritora de fragmentos. Fui cativada e comprei o livro!

Vi o curta The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore muito antes de saber da existência do livro – na verdade, o curta me arranca lágrimas toda santa vez que o vejo. Ao descobrir que existia o livro, mal pude me conter até tê-lo em mãos.

Menina Iluminada – Neil Gaiman e Charles Vess. Rocco.
Não resisti: depois de ler lido rapidinho na Livraria, conforme informado n’A Descoberta do Mundo anterior, eu precisei comprar o livro. Um primor! Queria casar com o traço do Charles Vess (sim, Patricia Pirota, te parafraseei!), pois é lindo demais!

Virginia Woolf – A medida da vida – Herbert Marder. CosacNaify.
Esta e a compra abaixo foram dois achados numa promoção feita na loja virtual da editora. Ambos estavam com 50% de desconto e isso foi demais para mim. Há tempos desejava essa biografia da Virginia Woolf, pois li uma série de elogios ao livro. É a segunda biografia dela que possuo, sendo que a primeira me satisfez em muitos pontos, mas me irritou igualmente (paciência, pois ainda pretendo resenhar o livro, conforme disse aqui).

[Urfaust] Fausto Zero – J.W.Goethe. CosacNaify.
Quero ler Fausto há tempos. Namoro aquela edição enorme e poderosa da Editora 34 desde a primeira vez que a encontrei numa vitrine qualquer. Quando vi essa pequena preciosidade me encantei de tal forma que precisava tê-la – e os 50% de desconto ajudaram muito, muito mesmo! Ainda estou nas nuvens com essa aquisição!

Os Filhos de Anansi – Neil Gaiman. Conrad.
Aproveitei a promoção do Submarino, de 3 livros por R$30,00, para comprar mais um livro para a minha coleção do Neil Gaiman. É aquela “Edição Especial” da Conrad, que nada mais é do que um eufemismo para “versão pobre, sem orelhas, com papel de qualidade inferior e encadernação à cola”. Tenho outros livros dele nessa versão menos glamorosa, então não me incomodo tanto.

Cartas a um jovem contestador – Christopher Hitchens. Companhia das Letras.
Comprei o Últimas Palavras no fim de 2012 para presentear um amigo e desde então senti vontade de ler algo escrito por Hitchens. Na promoção do Submarino, esse foi o segundo livro na minha cesta de compras. Minha única decepção foi receber um exemplar embalado, mas estranhamente sujo por dentro, além de envelhecido. Não é só porque paguei apenas R$10,00 nesse livro que não tenho o direito de exigir um exemplar bem conservado. O Submarino precisa mesmo cuidar melhor dos seus estoques...

O Ócio Criativo – Domenico de Masi. Sextante.
Vi uma entrevista com esse senhor na época do meu curso técnico e desde então fiquei curiosa para conhecer sua obra. Esse livro já esteve no meu carrinho de compras diversas vezes, mas nunca concretizei a compra. Agora penso que foi excelente, do contrário, não pagaria apenas R$10,00 por ele.

Bórgia – 4 volumes – Milo Manara e Alejandro Jodorowsky. Conrad.
Mais uma da série “Edição Especial” da Conrad, que de especial não tem absolutamente nada. Comprei a série após vê-la à venda por anos no Submarino. Não conheço direito a história da família Bórgia, entretanto, sou fã do traço do senhor Manara. Li Clic e Kama Sutra, não gostei das histórias, mas adorei o traço desse homem. Não é à toa que ele é tão reconhecido. Enfim, fiquei curiosa, o preço estava acessível e vejamos se fiz um bom negócio ou não.

O que deu para fazer em matéria de história de amor – Elvira Vigna. Companhia das Letras.
Fiquei sabendo desse livro pela Juliana Gervason – não lembro se ela escreveu sobre ele no blog ou falou dele em algum vídeo. Desde então estava alucinada atrás dele. Ele me ganhou pelo título, confesso. Aguardei alguma promoção e finalmente o tenho em mãos!

Teoria Geral do Esquecimento – José Eduardo Agualusa. Foz.
Mais uma recomendação da Juliana Gervason! Ela falou tão bem do escritor e do livro que eu precisava tê-lo pra mim. Depois de ter lido algo dele, imagino que a leitura será muito gostosa.

V de Vingança – Alan Moore e David Lloyd. Panini.
Finalmente comprei V de Vingança! Nunca vi o filme, mas faz um tempão que queria ler/ter os quadrinhos. As milhares de recomendações que recebi só aumentaram a vontade – até porque, sou fã de distopias e de realidades que se parecem demais com a que vivemos, pois dá grande margem para percebemos os nossos erros.

O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago. Companhia das Letras.
Livrinho pequeno que vi na Livraria Cultura por um preço abusivo – sim acho abusivo cobrar mais de R$30,00 num livro com menos de 100 páginas (por esse preço ele tem que ter 300 páginas ou então 150 páginas muito bem ilustradas e com papel de qualidade, mas esses são meus critérios loucos). Fiquei indignada e fui procurar esse mesmo livro em sebos. Encontrei no Sebo do Messias por R$8,00. OITO reais, pessoas! Claro que comprei, né?

Quem é Capitu? – Alberto Schprejer (org.). Nova Fronteira.
Enlouqueci quando descobri que esse livro existia! Li Dom Casmurro quanto tinha 17 anos e odiei, confesso. Já amava livros, mas não vi graça na história. Até entrar na faculdade. Aos poucos descobri os prazeres dessa obra e caí de amores pela Capitu. Ela é a personagem mais deliciosamente misteriosa da Literatura Brasileira. O livro também foi aquisição do Sebo do Messias. Vejamos o que autores e artistas dirão sobre A mulher.

Nas Entrelinhas do Horizonte – Humberto Gessinger. Belas Letras
Vi a dona Christiane Duarte com esse livro em algum de nossos encontros no bar próximo ao nosso antigo local de trabalho e fiquei encantada! Ela e um outro amigo querido, o senhor Diego Gatto, me fizeram adorar Engenheiros do Hawaii – ela em 2009 e ele em 2011 – e refletir sobre as letras aparentemente intrincadas do senhor Humberto Gessinger. Então, como não gostar de um livro escrito por ele?

A Paixão Segundo G.H. Clarice Lispector. Rocco.
Último romance que faltava na minha coleção da Clarice. Demorei pra adquiri-lo e tive um problema sério com uma “livraria” quando tentei comprá-lo, mas não desisti e aproveitei uma promoção no Ponto Frio para finalmente completar a coleção. Agora só faltam alguns (leia-se muitos) livros publicados postumamente.

A Bagagem do Viajante – José Saramago. Companhia das Letras.
Li uma crônica desse livro para uma aula da faculdade e gostei tanto que por muito tempo desejei ter o livro inteiro. Ainda não li nada do Saramago – exceto a crônica aqui mencionada – logo, imagino que seja um bom início. Só uma coisa que desejo compartilhar: como os livros dele são caros! Livros de escritores de outros países lusófonos são absurdamente caros por aqui! Alguém saberia me explicar o motivo?


Livros lidos:


O Zen e a Arte da Escrita – Ray Bradbury. Leya.
Leitura concluída em fevereiro, mas que, por motivos desconhecidos, não entrou no meu post sobre as leituras do mês. O senhor Bradbury tem uma forma tão deliciosa de dialogar com seus leitores... Acho que foi a leitura desse livro que me auxiliou a não desanimar nem deste blog, nem dos fragmentos poéticos que escrevo de vez em quando. Recomendo a todos os amantes da palavra.

O Lado Bom da Vida – Matthew Quick. Intrínseca.
Concluí a leitura desse livro na madrugada do dia primeiro de março, algumas horas após a publicação da Descoberta do Mundo 2. Devorei-o em menos de 24 horas! Precisava demais de algumas mensagens trazidas por esse livro, talvez por isso mesmo a leitura tenha sido tão rápida. Pondero se farei ou não resenha, pois conheço ao menos duas resenhas interessantes sobre o livro, feitas pelos blogs Minha Estante e aViviu, e não tenho pretensão de “chover no molhado”. Caso haja pedidos, a resenha terá mais probabilidade de sair.

Lindo, lindo, lindo! É tudo que tenho a dizer sobre esse livro. Decidi lê-lo com o meu irmãozinho de oito anos e ele também adorou, embora costume se fazer de difícil e dizer que detesta livros só pra me irritar. Quero muito fazer uma resenha sobre ele, por isso, pararei com os comentários por aqui.

Outros Escritos – Clarice Lispector. Rocco.
Leitura feita em dois dias. Alguns textos eu já conhecia, enquanto outros foram deliciosos de descobrir. Gostei demais do texto “A Irmã de Shakesperare”, em que ela cita Virginia Woolf, e da entrevista que ela deu em 1976 para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Ah, acho que eu amo essa mulher!

História Sem Fim – Michael Ende. Martins Fontes.
Que livro incrível! Preciso agradecer demais o Leo por ter me recomendado esse livro! Fiz a leitura no Kindle e foi supergostosa, apesar de não ter cores. O livro não era oficialmente um ebook, logo, quero comprar o livro impresso assim que possível – e assim que os preços baixarem. Vocês viram o quão caro esse livro é vendido?

V de Vingança – Alan Moore e David Lloyd. Panini.
Sensacional! Não é à toa que o Alan Moore é tão aclamado entre os fãs de quadrinhos – e de boas histórias. Não tenho palavras pra descrever o quão genial é essa história. Prendi o fôlego a cada virada de página. V de Vingança figura com toda certeza entre as minhas distopias preferidas.

Nas Entrelinhas do Horizonte – Humberto Gessinger. Belas Letras.
Adorei a forma como o Humberto Gessinger dialoga com o leitor. São textos simples, mas daquela simplicidade que nos faz refletir sobre tudo ao nosso redor. Sem contar que a edição é muito bonita, apesar da encadernação à cola. Desconfio que os textos foram retirados do blog dele, entretanto, não chequei ainda essa suspeita.


Lendo:


Dom Casmurro  Machado de Assis. Folha de São Paulo.
É uma releitura, na verdade. A primeira vez que li era muito imatura pra compreender a escrita  e a ironia do Machado. Agora, na releitura, estou amando cada palavra! O senhor Bento Santiago é um adorável resmungão e a Capitu é sensacional. Amo essa mulher!

Quem é Capitu? – Alberto Schprejer (org.). Nova Fronteira
Esse livro contém artigos, contos e ensaios de diversas qualidades, todos falando da personagem mais enigmática da nossa literatura. As anotações do Luiz Fernando Carvalho e os contos da Lya Luft  e do Gustavo Bernardo foram os meus favoritos até o momento.

Eurico, o presbítero – Alexandre Herculano. Ática.
Leitura para a faculdade. Confesso que é a primeira leitura da faculdade que não me atrai. Bate até uma culpa, porque sinto que não estou fazendo meu papel de leitora crítica. Talvez até o fim da leitura eu mude de ideia, não é?

O que deu para fazer em matéria de história de amor – Elvira Vigna. Companhia das Letras.

Comecei a lê-lo assim que ele chegou, tamanha ansiedade que tinha para saboreá-lo, mas a escrita da Elvira demanda um tempo e uma atenção que eu não podia dar no momento. Está em stand-by. Espero retomá-lo em breve...



Sugestões? Elogios? Críticas? Ideias? Propostas? Por favor, comentar abaixo! É sempre um prazer saber o que meus leitores tem a dizer.

Não esqueçam de curtir a fanpage no Facebook! Lá vocês ficam sabendo das atualizações e de outras notícias do universo literário!

4 comentários:

  1. Sério, porque fazer um volume menor que o outro... Eu juro que não entendo. Não pode ser tão difícil assim manter um padrão.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Raphael? Acho que faltou papel pra esse exemplar aí...
      Pior é que vi um outro exemplar na livraria um dia desses e ele pareceu do tamanho normal, logo, deve ter sido trolagem do site que comprei mesmo. Bom, o importante é que completei a coleção <3
      Obrigada pelo comentário!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Mi,

    eu também não tenho TOC mas me dá nos nervos saber que numa coleção tem um livro maior do que o outro.

    Eu tenho a coleção História da Literatura Ocidental com 9 volumes, sendo que dois deles são menores. Que nervoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que honra receber um comentário seu aqui no meu humilde blog!
      Bom saber que não sou a única a ficar incomodada com isso. Pra mim, as coleções precisam ter o mesmo tamanho e o mesmo padrão gráfico (a não ser que seja proposital a heterogeneidade de capas e afins).
      Muito obrigada mesmo pelo comentário!
      Mil beijos!

      Excluir