terça-feira, 5 de março de 2013

TAG: Achados do Sebo













Essa tag foi criada pelo canal Espanadores, devido a uma sugestão da Clara Taveira, do canal Capitu já leu? – e vocês já perceberam que logo mais precisarei fazer uma segunda versão do meu post sobre canais literários que acompanho. Como sou uma pechincheira de mão cheia e amante de sebos, não podia deixar de responder essa tag. Respirem fundo e venham comigo!


1 - Por que você gosta de comprar em sebos?

Gosto de comprar em sebos por três grandes motivos:
            O preço: é possível encontrar livros em excelente estado de conservação, por preços mais do que razoáveis. Houve um tempo em que os preços eram realmente baixos – e o estado de conservação não era muito promissor –, mas garimpando com afinco dá pra encontrar preciosidades;

            O ambiente: sim, eu adoro perambular por sebos. Eles normalmente têm um ar menos formal do que as bibliotecas e menos comercial do que boa parte das livrarias. Embora a organização muitas vezes deixe a desejar, é gostosa a sensação de estantes abarrotadas de títulos que dificilmente são encontrados à venda, por não atenderem o chamado mainstream. A busca dá mais emoção à compra. Nunca sabemos com qual título podemos nos deparar...

            A paixão por livros de segunda-mão: gosto da ideia de que o sebo é um lugar em que os livros abandonados têm sua segunda chance. Por mais novos que eles pareçam, eles sempre têm alguma história. É uma delícia saber que darei lar a esses livros e às suas histórias.


2 - Você lembra do primeiro livro – ou um dos primeiros – que você comprou em um sebo? Qual?

Parece absurdo, eu sei, mas não me lembro do primeiro livro que comprei em sebo. Já estou nessa vida faz um bom tempo (desde a adolescência) e, como tenho uma memória bem fragmentada, não sei qual foi a minha primeira compra. Entretanto, escolhi um dos primeiros livros que adquiri em sebo e que marca esse início de ida aos alfarrabistas (como eu amo essa palavra!):
           
            O Diário da Princesa – Meg Cabot

Essa foi uma das primeira compras feitas em sebo, realizada pouco tempo depois de ter visto o filme homônimo produzido pela Disney – e que, como todo filme da Disney (filme, não animação, que fique bem claro), possui alterações absurdas e muito fantasiosas se comparadas ao livro. Imagino que tenha sido entre 2002 e 2003, não recordo direito da data. Eu era uma garota muito, muito tímida e deslocada e essa série me ajudou a superar algumas paranoias adolescentes. Apesar de saber bem dos defeitos da série, tenho um carinho especial por ela e a recomendaria para as adolescentes de hoje. Melhor do que muitos calhamaços vendidos como “a” literatura por aí...


3 - Tem alguma compra que foi muito especial? Por quê?




Comprei esse livro no início de 2004, após o lançamento do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Estava que nem uma doida atrás desse exemplar e fiquei emocionada quando finalmente o adquiri. Foi uma compra especial por dois motivos: até aquele momento, era o livro mais grosso da minha coleção e foi o primeiro livro que comprei com “meu próprio dinheiro”, ou seja, que comprei com o dinheiro que economizei do bico que fazia de secretária no escritório do meu pai. A sensação de economizar dinheiro para adquirir algo que se deseja muito foi recompensadora. Demorei muito – quase seis meses! – para ler a trilogia, mas esse livro mora eternamente no meu coração.


4 - Qual foi sua melhor compra (custo x benefício) em um sebo?



O dia em que te esqueci – Margarida Rebelo Pinto

Além de ter encontrado a edição portuguesa do livro (afinal, ela é uma escritora portuguesa) por um preço excelente (menos de R$20,00!), também tive a sorte de me deparar com um autógrafo, julgado à priori como mera dedicatória, conforme descrito na resenha que fiz do livro. Por esse motivo acho que o livro foi uma excelente compra.


5 - Você já achou alguma coisa dentro de um livro que comprou? Ou alguma dedicatória?


O exemplar que adquiri desse livro, conforme falei na minha resposta a tag Os três cinco de 2012, veio repleto de anotações da antiga dona. Em alguns poemas havia até esboços de exercícios que ela pretendia passar para os alunos dela. É como se houvesse outra história além dos poemas ali impressos, sabe? Fiquei muito feliz em possuir um exemplar tão cheio de memórias! Coisa que apenas um livro usado pode fazer por você.


6 - Você costuma conversar ou trocar dicas com os livreiros do sebo?

Não costumo trocar dicas com livreiros não... Costumo revirar as estantes por minha conta e ser sempre simpática com quem me atende. Será que é mal de paulistano? Sempre estamos tão apressados e somos tão arredios que nem com os livreiros conversamos? Ou será que os livreiros é que não conversam mais com seus clientes? Vai ver eu é que frequento sebos que já estão meio mecanizados mesmo... Nenhum livreiro conhece meu gosto literário, o que é uma pena, pois poderíamos ter conversas excelentes! Conhece algum sebo com livreiros atenciosos, que gostam de saber as leituras de seus clientes? Por favor, divulgue aqui!


7 - Você tem algum ACHADO DO SEBO?
Foi um achado para a época, pois estava mais do que esgotado nas livrarias. O encontrei no Mercado Livre e paguei R$100,00 pelo exemplar, sendo que, na época, esse livro era vendido por sebos e vendedores avulsos por aí por mais de R$300,00! Mesmo hoje em dia, após a segunda tiragem, o livro continua esgotado, embora os preços não estejam mais tão exorbitantes. Por isso eu o considero um achado (e um tesouro).


Pergunta opcional: dê dicas de sebos bacanas na sua cidade.

Aqui em São Paulo tem uma porrada de sebos pra conhecer! Só na região da Sé e da Liberdade, no centro, já dá pra fazer uma festa (e abrir falência). No site da Livraria Traça tem uma Lista de Sebos de São Paulo. Essa lista é excelente pra descobrir sebos perto de você. Claro que isso não inclui as bancas atulhadas de livros velhos encontradas por acaso em nossas andanças pela cidade, mas pode ser um bom recurso para quem não sabe por onde começar.

3 comentários:

  1. Que legal, adorei suas respostas! Eu amo sebos também.
    Seu blog é incrível!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melanie, muito obrigada mesmo pelo carinho! <3
      Aguardo sua visita mais vezes.
      Mil beijos!

      Excluir
  2. EU TBM AMO FRENQUENTAR OS SEBOS DA MINHA CIDADE....

    ResponderExcluir